terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Em Busca da Atlântida



A ciência ortodoxa e a comunidade académica oficial sempre manifestaram uma atitude de desprezo pela sugestão de que a Atlântida tenha sido algo mais além de um local idílico para a parábola política Criton, de Platão (427 – 347 a.C).
Os historiadores sérios acreditam que a lenda de Atlântida não é mais que uma fábula moral fantasiosa, reunida por Platão a partir de historiadores que não teriam ouvido durante a infância, e poder ter sido inspirada em parte pela erupção do vulcão de Santorim, que devastou a Creta minónica em 1500 a.C.
Mas a nova redatação da esfinge e a recente descoberta de que uma antiga nação marítima possa ter mapeado áreas do mundo milhares de anos antes das mais antigas cartas remanescentes fizeram – nos pensar melhor.
Em 1956, o catedrático Charles Hapgood redescobriu diversos mapas do século XVI que claramente mostram traços considerados não mapeados até 300 anos depois.

Professor - Charles Hapgood.

Hapgood notou que um mapa datado de 1513 pertencente ao Almirante turco Piris Reis mostrava a costa leste da América do Sul e parte da Antártida que os historiadores pensavam que ainda seriam descobertas.
Ele submeteu o mapa ao exame de especialistas da Força Aérea americana, que concluíram que a precisão dele chegava até ao limite de meio grau:


Mapa de - Piris Reis.

“Isso indica que a linha costeira (da Antártida) foi mapeada antes de ser descoberta pela calota de gelo.
A calota de gelo nessa região tem actualmente uma espessura de 1.6 km.
Não temos ideia de como esses dados nesse mapa possam se reconciliar com os conhecimentos geográficos existentes em 1513.

Hapgood acreditou que isso aconteceu porque Piris Reis baseou suas cartas que foram redesenhadas por aquela antiga nação marítima.
Vieram confirmações posteriores quando ele teve a oportunidade de confrontar esse mapa com outro copiado em 1513 por Oronteus Finaeus, um cartógrafo do século XVI que detalhou planícies férteis, rios sem neve e montanhas na Antártida, num continente não oficialmente descoberto até 1820.
Esses aspectos, alguns dos quais haviam sido descritos por Platão, estavam para ser descobertos numa pesquisa de 1949 – feita por uma expedição multinacional (Noruega, Suécia e Grã – Bretanha), que fez sondagens por meio de Sónares para manter detalhes topográficos sob o gelo.
Além disso, cientistas revelaram recentemente que um exame profundo de amostras do gelo confirmou que houve rios correntes na região detalhada no mapa de Oronteus Finaeus por volta de 4000 a.C.
Essas revelações sobre a Antártida podem sugerir que o continente perdido foi uma realidade.
Só podemos ter alguma ideia de como eram as feições das pessoas a partir de cabeças esculpidas encontradas na América Central, que não podem ser ligadas a nenhuma tribo indígena da região.

Figura - Olmeca...

Os olmecas, como eram chamados, ostentavam traços diferentes dos da população nativa e também guardam semelhanças impressionantes com as feições da esfinge de Ginzé…
É claro que ainda não existem provas conclusivas de que essa civilização perdida tenha sido tecnicamente avançada em algo mais além de astronomia, navegação e cartografia ou que as pessoas detinham segredos esotéricos que foram confiados às culturas emergentes do Egipto e da Suméria.
Mas é seguramente o bastante para estimularem uma reavaliação de que nossa visão consagrada da história.

Paul Roland
Livro Investigando o Inexplicável.


Transcrito por - Nuno Alves
Imagens – Google.

2 comentários:

  1. aff nao queira jugar as coisas que ele supois sobre atlÂntida so quero fala que era uma coisa de primero mundo. atlÂntidos o que trouse a revoloção para a terra eles erão do lado do brasil suposto pelos espiritas ele foi afumdado porque pq capelinos foram expulsos do seu mundo porque ele eram e snobs,nao tinha amor,e ram mts exibidos por sua imteligemcia.segumdo a minhas irformação e deus queria que eles focem apremder com atlÂmtido ter amor e ter imteligemcia mas so que eles tava usamdo a itelegemcia pro mal :( nao mudou nada ae jesus foi la e avisou que uma omda gigamte iaa cair sobre atlÂmtida ae eles foram imbora pra passar evolução pra terra passaram sairam do planeta e vai evolui outros tabem emquamto atlamtida porcausa que um mudo em clinou bateu em atlÂmdida e foi levamdo ate o fumdo do oceano e+ depois eu digo mais tchau.escrevido)flávio(idade)10

    ResponderEliminar
  2. agora falo foi com a onda que separou o comtinemtes(flávio)eu dnv

    ResponderEliminar