domingo, 5 de julho de 2009

Terceiro Forum Espacial com participação record

printer friendly page
General view of the 3rd Portuguese Space Forum
General view of the 3rd Portuguese Space Forum
Terceiro Forum Espacial com participação record
30 Junho 2009
O Director Geral da ESA e o Ministro da Ciência e Tecnologia reúnem-se com empresas e institutos para discutir as oportunidades no Espaço.

Mariano Gago, Ministro da Ciênci, Tecnologia e Ensino Superior e Jean-Jacques Dordain, Director General da ESA, inauguraram hoje, a 30 de Junho, o terceiro Forum do Espaço. O encontro, que decorreu em Lisboa, foi organizado pelo Space Office da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o apoio da Ciência Viva, promovido com o intuito de favorecer a discussão em torno das oportunidades na área do Espaço e a interacção entre as empresas portuguesas, institutos e a Agência Espacial Europeia. O evento incluiu sessões plenárias sobre a observação da Terra, telecomunicações, navegação por satélite, tecnologia espacial e aplicações integradas.

Jean-Jacques Dordain with Mariano Gago
Jean-Jacques Dordain with Mariano Gago
Desde que Portugal aderiu à ESA, há quase dez anos, a indústria espacial portuguesa tem vindo a crescer de forma continuada, contabilizando-se neste momento 30 empresas e dez institutos a trabalhar em colaboração com a Agência.

O Director Gerald a ESA, Jean-Jacques Dordain, notou durante o evento “Não há pequenos países para a ESA. Todos os estados membro são importantes. Hoje, nove anos após a adesão de Portugal à ESA, o País está presente em quase todos os programas. Por isso a ESA já não pode passar sem Portugal»


José Mariano Gago
Portuguese Minister of Science Technology and Higher Education, José Mariano Gago
Quinze empresas, uma associação e cinco institutos também estiveram presentes em expositores, neste Forum aberto ao público. Material de isolamento à base de cortiça, um magnetómetro ou um satélite de observação da Terra são apenas alguns exemplos dos objectos presentes nesta mostra. O Conselho Ministerial da ESA, de 2008, foi um dos principais assuntos em discussão, com especial destaque para as oportunidades para as companhias portuguesas.

De acordo com Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superiro “A ESA proporcionou a melhor atmosfera para a cooperação entre as universidades e a indústria. Como resultado disso, uma grande parte das empresas portuguesas de componente tecnológica são na área do Espaço. Tudo graças à colaboração com a Agência”.


Para mais informações:

Pedro Baptista, Head of Office for Support to new Member States, ESA
email: pedro.baptista@esa.int

Javier Ventura-Traveset, Head of ESAC Communication and Education Office, ESA
email: javier.ventura-traveset@esa.int.

Sem comentários:

Enviar um comentário