domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os mistério da Serra da Arrábida “Setúbal”

Durante anos a Serra da Arrábida cidade de Setúbal, permaneceu num dos maiores mistérios do País relacionada mente aos fenómenos insólitos ocorridos na mesma.


Existiram inúmeras observações de Ovnis, luzes estranhas que se deslocam sobre a Serra de uma forma muito sureal.
.
Ainda um relato de abdução de pai e filho na Serra junto á costa marítima enquanto efectuavam uma noite de pesca desportiva.


Numa madrugada do mês de Julho de 2002, cerca das 02:00h da manhã, Carlos e Pedro Coelho, pai e filho, decidiram deslocar-se á fortaleza do séc. XIV, situada na localidade de Outão, concelho de Setúbal, para uma pescaria nocturna.




O local é frequentado por pescadores que se refugiam naquela zona sossegada, aproveitando para descontrair e relaxar, enquanto observam a magnífica foz do Rio Sado, onde se tiverem sorte, podem ainda observarem golfinhos.

Porem, nessa noite, a pequena praia encontrava-se deserta. Pai e filho preparam as suas canas de pesca para um momento de lazer e sentam-se perto do mar a conversar.
Por volta das 01:45h, ambos observaram dentro do mar, a cerca de 15 metros da costa, uma luz com cerca de dois palmos de diâmetro, e muito perto da superfície.

A luz parecia ser uma massa luminosa circular, de cor verde florescente, uniforme e com um foco de luz que apenas iluminava num sentido ascendente, em direcção á superfície.
Subitamente, a luz começou a deslocar-se em linha recta, a uma velocidade moderada, até ter ficado estacionária a cerca de 3 metros da costa.
Estupefactos com o que estavam a observar, Pedro decidiu apontar na direcção da luz o foco da sua lanterna que trazia consigo.

Ao fazê-lo, puderam constatar que por detrás da luz e a alguns metros dela, encontrava-se um grande turbilhão na água, também circular mas consideravelmente maior que a luz, e que deu ás testemunhas a sensação que algo estava prestes a emergir da água.
Assustados e desejosos de alguma distância da luz, abandonaram a praia através das rochas e subiram para um miradouro da fortaleza que existia mais acima.

Aí puderam observar que o turbilhão tinha desaparecido e que a luz começava afastar-se, em linha recta na direcção do oceano.

Neste momento, Carlos Coelho decide acender um "verylight" pequeno, dos que se costumam colocar na ponta da cana para durante a noite ver o peixe morder.
Apontou-o na direcção da luz e realizou diversos movimentos com ele.

Como que respondendo, o objecto voltou a regressar na sua direcção, posicionando-se á sua frente e começando a acender e apagar, não numa sessão regular, mas sim irregular, sem padrão aparente, numa sequência que as testemunhas descreveram como, semelhante ao código Morse.

Esta interacção com a luz durou sensivelmente 30 minutos, e Carlos desenhou com a luz do verylight que deixa rasto, figuras geométricas e números.

Foi todavia quando Carlos realizou um movimento errático com o verylight, que a luz começou a mudar de cor, passando do verde para o amarelo, para o laranja e depois para um vermelho muito intenso.

Nesse momento ouvem um estrondo como de trovoada seca, Pedro vira-se para trás e vê na direcção da Serra da Arrábida, um clarão ou relâmpago branco que o cegou temporariamente, tendo nessa altura o céu adquirido uma tonalidade vermelho eléctrico, que depois se dissipou. Após este fenómeno a luz retomou a sua tonalidade original.
Assustados e com a sensação de que a luz não teria gostado desta interacção, decidiram ir-se embora não tendo observado o seu desaparecimento, que seguia rumo ao mar (ufologia.blogspot.com).
 
MISTÉRIOS DA SERRA DA ARRÁBIDA


(Por Rui Palmela)

Recordo-me de ter ouvido em tempos uma história verídica sobre um grupo de escuteiros da região de Setúbal que tiveram uma experiência insólita no interior da Serra da Arrábida onde penetraram através duma gruta que supostamente seria a conhecida 'Gruta do Abade' e caminharam por um túnel de vários kilómetros que, segundo se diz, atravessa a Serra-Mãe (assim a chamava Sebastião da Gama), dum lado ao outro. Só que, a meio do caminho, teriam encontrado algo muito estranho e fabuloso que os levou a manter segredo durante muito tempo daquilo que viram.

Com base no que conheço de vários outros episódios estranhos passados na Serra da Arrábida, e pretendendo escrever algo sobre o assunto, resolvi tentar saber junto do Corpo de Escutismo de Setúbal algo documentado sobre a história, ao que me disseram que nada possuiam em virtude de terem perdido imensos documentos aquando duma cheia na cidade há vários anos atrás, tendo ficado apenas esses relatos na memória dos mais antigos que teriam falado pouco do caso que no entanto foi passando e sendo conhecido vagamente.

Assim, indicaram-me então o escuteiro 'Nix' da zona de Azeitão onde me dirigi e estive falando com ele sobre o assunto, pois que segundo me disseram era o único mais antigo que poderia saber alguma coisa sobre o caso. Na verdade ele o confirmou por ter sabido também de outros escuteiros mais velhos que contaram essa história passada no interior da Serra da Arrábida no túnel onde o grupo de aventureiros pretendia atravessar. Conta-se, pois, que a dada altura eles teriam visto uma claridade ao fundo do túnel por onde caminharam muito tempo e pensando que era já o outro lado da serra, não era senão um espaço enorme subterrâneo com várias construções que pareciam ser duma cidade antiga abandonada e a luz ambiente vinha das próprias rochas que formavam as paredes da enorme gruta.

A história só teria sido conhecida após muitos anos dessa experiência, pois os escuteiros mantiveram o segredo por motivos óbvios para salvaguardar talvez o local de invasores ou ‘profanadores’que o tomariam decerto com fins menos próprios, e quiçá muita coisa destruiriam como de resto se passou com algumas grutas ou mesmo ‘respiradouros’ de passagens subterrâneas que foram descobertos nas pedreiras de Sesimbra, e foram desfeitos com cargas de dinamite antes que alguém da Arqueologia soubesse e a pedreira fosse encerrada ou proibida de avançar na extracção do granito ou calcário. Mas isto é a minha suposição pessoal, claro!

Doutro modo conheço o que se passa por exemplo quando fazem rebentamentos na Pedreira e se repercute debaixo de solo até à Qtª de El Carmen a vários kilómetros de distância, no lado Poente da Serra da Arrábida, onde não se consegue abrir um poço por causa disso e as paredes exteriores da capela (pertencente ao edifício residencial antigo ali existente) racham por acção das ondas que se propagam debaixo do chão e estremecem as construções na zona devido à existência de vários túneis a certa profundidade.

Enfim, na conversa havida com o tal escuteiro 'Nix', vários casos de fenómenos estranhos ele me contou também, sendo um deles quando estava na Serra com um grupo de escuteiros numa noite a ver a chuva de meteoritos anunciada há uns anos atrás nos órgãos de comunicação social, e ele viu uma bola luminosa ou pequena esfera (tipo "foo-figthers" que eram relatadas pelos pilotos durante a 2ª Guerra Mundial) vir na sua direcção tendo batido nas rochas junto a si e saltitado várias vezes como se fosse uma bola de ping-pong durante cerca de 15 segundos e desapareceu de sua vista. Ele atribuiu isso ao facto da Serra ser uma zona fortemente magnética e teria atraido algo que não seria um meteorito mas outra coisa qualquer que não soube explicar.

A verdade é que também já foi observado sobre o mar, frente à Serra, 3 circulos luminosos testemunhados pelo próprio guarda do Convento da Arrábida (sr. Quirino) e por um grupo de 10 pessoas na praia do Creiro (entre Galapos e Portinho da Arrábida), onde se encontrava a conhecida escritora Gilda Moura, autora do livro "Extase - O Rio Subterrâneo". Todos viram os "circulos" surgidos do mar, como se viessem do fundo do oceano, e desapareceram no céu entre as nuvens. Do mesmo modo, foi observado em tempos um OVNI que apareceu no Rio Sado, frente ao antigo Parque de Campismo, onde um homem mais o amigo viram um objecto luminoso muito próximo que não emitia ruido algum, apenas um zumbido (como é caracteristico) tendo mergulhado depois e desaparecido na água.

O facto é que precisamente naquela zona as bússolas deixam de funcionar como se houvesse um campo magnético a interferir que também interfere nas transmissões de rádio. O meu pai que foi contra-mestre da Marinha Mercante durante muitos anos me confirmou isso, pois ali só se poderiam orientar pelos faróis da barra durante a noite e pelas bóias de sinalização durante o dia. É curioso também haver no alto da Serra da Arrábida 3 cruzes em pedra no sítio onde as nuvens de trovoadas se afastam umas das outras como se uma força interna as forçasse a isso... É sabido também que o Convento está localizado sobre um triângulo magnético na serra com o vértice voltado para baixo conferindo ao local uma poderosa energia que transmite paz e sensação de bem-estar a qualquer pessoa que ali esteja!

Mas não saindo do assunto inicial, que tem a ver com a história da 'gruta do Abade', eu perguntaria quem teria escavado aquele túnel de vários kilómetros de comprimento (sete pelo que se sabe) e outros mais que bifurcam uns nos outros, com respiradouros para a superfície? E que construções estranhas eram aquelas desconhecidas que teriam sido habitadas em tempos e por quem? Mais estranho ainda é o facto de se dizer que a Serra de Sintra e Arrábida estão ligadas uma à outra fisicamente a vários kilómetros de profundidade, passando muito abaixo do Rio Tejo, sendo ambas 'ôcas' por dentro como se sabe.

Já agora, que dizer do misterioso desaparecimento do jovem João Tiago (escuteiro caminheiro) que foi visto pela última vez na zona do Portinho da Arrábida e até hoje não apareceu, nem o cadáver, nem a bicicleta que levava com ele?
Lembro que participaram na busca centenas de pessoas (Bombeiros, GNR, Escuteiros e populares) que procuraram por toda a serra o jovem que nunca chegou a aparecer.

Outros mistérios ocultam a Serra que o próprio Frei Agostinho da Cruz escolheu para terminar seus dias como o poeta da Arrábida que um dia escreveu:

Existem muitos outros casos aqui não especificados envolventes á Serra da Arrábida:

Cidade de Setúbal

31 comentários:

  1. A Serra da Arrábida é um local onde existe muito contrabando.
    Serão os contrabandistas a causa desses fenómenos!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo ctg.
    Sabes bem que luzes ajudam as autoridades a rastrear os bandidos.
    Existem militares da GNR e Policia Maritima de Setubal que testemunharam observações insólitas na Serra e redor desta.

    Setubal

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olá boa noite!
      Eu moro em Setúbal num 7º.andar de onde se consegue ver bem uma boa parte da baixa da cidade, o rio e também uma parte da Serra da Arrábida. Faz agora exactamente 1 ano que, por volta das 11h da manhã, eu vi do meu terraço uma bola enorme a pairar sobre o rio. O céu estava muito limpo. Era uma bola branca, enorme, opaca e não era brilhante e estava a muito baixa altitude. Esteve parada durante algum tempo, depois começou a deslocar-se suave e rapidamente para sul até eu a perder de vista. É muito improvável mais ninguém ter visto muito embora eu não tenha ouvido quaisquer comentários. Mais alguém viu? Foi em finais de Fevereiro de 2013 ao final da manhã!

      Eliminar
    2. Foi concerteza uma cápsula vegaliana.

      Eliminar
  4. No dia 14/04/2011 pelas 14:30 eu avistei um ovni em plena luz do dia em setubal , e tenho 2 testemunhas .
    Deslocàva-se a baixa velocidade e alguma altitude (+- 300m) , era brilhante tipo uma estrela e passou +- por cima do rio sado no sentido de Manteigas para troia .
    Ao chegar +- a esse ponto de deslocaçao começou a subir até desaparecer . Desde o avistamento até desaparecer deve ter passado uns 3 minutos .
    Eu encontrava-me a fazer um trabalho perto do Hospital .

    ResponderEliminar
  5. hoje por volta das 5 da manhã,do meu terraço, avistei uma bola de luz que pairava por cima da serra da Arrábida tendo desaparecido de repente.

    ResponderEliminar
  6. Na madrugada de domingo, dia 18 de setembro de 2011 pelas 00,00 horas avistamos um conjunto de mais de 100 estrelas com luzes azuis intermitentes, sobrevoando todas juntas o rio Sado(por cima do parque albarquel em direcção a troia) alguem por acaso viu este fenomeno? alguem por acaso me pode dar alguma informação sobre este fenomeno? Foi visto por muita gente que circulava pelo parque

    ResponderEliminar
  7. Em resposta à questão colocada pela Raquel Valagão... Estive nessa mesma noite no parque Albarquel e sim, vi o mesmo fenómeno que descreveu anteriormente. Pessoalmente, não creio terem sido 100 "estrelas" a sobrevoarem aquela área... Pareciam sim cerca de 30! pontos luminosos (De cor azulada) que se deslocavam de forma irregular em direcção a Tróia. Eu estava em pleno parque (Não na festa de Drum N' Bass que ocorreu nessa mesma noite) acompanhado por cinco amigos meus e um deles começou por avistar um primeiro ponto luminoso que sobrevoava o parque naquele preciso momento... Naturalmente, avisou-nos para tal ocorrência e sem excepção, colocámos todos os nossos olhos no céu... 2 minutos depois (Nem tanto) cerca de 30 pontos luminosos, aparentemente vindos do lado da Serra da Arrábida, sobrevoaram o respectivo parque e como descrito anteriormente, seguiram direcção a Tróia. Alertámos dois polícias que por ali passavam para tal fenómeno e a justificação que um deles nos apresentou foi "Isso são coisas da Natureza"... Enfim, na minha opinião perdeu uma óptima oportunidade para estar calado. Fenómeno interessante e mais um para a colecção "Serra da Arrábida".

    ResponderEliminar
  8. Acho interessante mencionarem o facto de haver uma ligação subterrânea entre a Serra de Sintra e a Serra da Arrábida, porque contaram-me que o convento de Madre de Deus da Verderena no Barreiro (http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/municipio/patrimonio+cultural/monumentos/convento+madre+de+deus+da+verderena/) que curiosamente é "guardado" por duas corujas brancas, tem uma ligação subterrânea com a Serra da Arrábida, e não sei porque razão pareceu-me que haveria outra ligação com a Serra de Sintra, e qual o meu espanto quando leio aqui essa possível ligação! Acredito que os monges tenham participado de alguma forma na construção desses túneis embora hajam evidencias que os eremitas sufis que viveram em Sintra também tenham construído alguns túneis (também me parece que alguns são naturais), pelo menos existem relatos que retratam a fuga desse povoado através desses túneis até rio de Mouro aquando da chegada dos templários ao castelo dos Mouros em Sintra, além de haver outras histórias que ligam a Serra de Sintra a Atlântida e a Shangri-La conhecida também por Shambala ou Asgard, nomes dados a uma cidade que se diz existir no centro da Terra (teoria da Terra Oca). Os habitantes desse local são denominados por Arianos e existe um relato de um Almirante Americano que entrou em contacto com essa civilização avançada que vivia numa cidade toda ela construída em cristal! E que entre muitas coisas deslocavam-se em veículos voadores em forma de disco! Por essa razão e por outras acredito que muitos dos ovnis avistados estejam relacionados com essa civilização. Eu próprio já vi vários ovnis e recebi informações através de desenhos geométricos, embora não tenha mantido um contacto prolongado, curiosamente perto da Serra da Arrábida.

    ResponderEliminar
  9. Eu vi esse fenómeno das luzes azuis em Azeitão, no passado dia 29/05 às 23H30. Parecia um bando de aves azuis, que se deslocavam lentamente e que se dirigiram para a zona de Troia. Poderá ser um fenómeno atmosférico? Alguem sabe algo sobre esse assunto ou também avistou estas luzes?

    ResponderEliminar
  10. eu em Junho do ano passado celebrei a festa de anos de uma amiga minha na baixa de setubal, depois fomos para a praia de Albarquel deviam ser umas 2h da manha e vi-mos essas mesmas luzes meio azuladas meio lilazes nao me lembro com exatidao...um amigo nosso apontou para o lado da serra e nos olhamos e vimos surgir lentamente esse conjunto de luzes ....dirigiu-se para o lado do oceano passando relativamente por cima de nos mas devia de estar a cerca de 100 m de altura...o que me ocorreu nesse mesmo momento foi que eram passaros com luzinhas....mas depois logo exclui essa impotese visto ser ridicula... era-mos um grupo de 15 pessoas e todos vimos o mesmo...adorava pelo menos mais uma vez na vida voltar a ver tal coisa

    ResponderEliminar
  11. porem ouvi dizer que existe um olofote no casino de troia capaz de projjectar imagens com luzes brilhantes...

    ResponderEliminar
  12. Boa noite a todos. Sabado dia 2/6/2012 eu e mais umas quantas pessoas que estavam comigo vimos um grupo de centenas de luzes intermitentes a deslocarem-se de sesimbra oeste para este na zona de Azeitao. Estas luzes piscavam num ritmo constante e mantinham a distancia entre elas e velocidade tambem constante.

    ResponderEliminar
  13. Esqueci-me de referir, eram 22:30 e nessa mesma noite apareceu um artigo no site da TSF que se referia a outros avistamentos cerca de uma hora depois em varias partes do pais.

    http://www.tsf.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=872345&page=-1

    ResponderEliminar
  14. Ontem 8/9/2012 pelas 23h e pouco foram avistadas luzes azuladas que vinham em "bando" do lado da Serra da Arrábida em direcção a Tróia. Eu estava no Parque urbano de albaquel, eramos algumas dezenas de pessoas e todos tivemos oportunidade de observar durante alguns minutos esta luzes a deslocarem-se se de forma ordenada.

    ResponderEliminar
  15. O primeiro caso descrito acima, diz se tratar de uma abdução de Pai e filho. Mas no relato não há referência a nenhuma abdução. Onde está a abdução? Será que o autor da história sabe o que é abdução?

    ResponderEliminar
  16. Numa quente noite de agosto em setúbal há cerca de 6 anos, vi o meu gato completamente paralisado e a miar de forma estranha, pensei que tivesse algum morcego ou lagartixa na varanda do meu 4.º andar e fui a correr ver o que ele tinha descoberto...fiquei boquiaberta, uma bola luminosa azulada super rápida voava para cima e para baixo sobre os prédios...ali esteve meio minuto como que a brincar em movimentos surreais para um objecto voador...o meu gato estava hipnotizado. Só contei à minha mãe. Pronto em calhando, era um ovni.

    ResponderEliminar
  17. luzes e mais luzes....de tantas galaxias e planetas que existem,de certeza que nao somos os unicos na vastidao do universso....eles andao ai....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO ESTAMOS SÓS..."ELES,OS ALIENS JÁ CÁ ESTÃO HÁ MUITOS ANOS ENTRE NÓS. SERIA BOM É QUE OS E.U.A. CONTASSEM TODA A VERDADE SOBRE OS EXTRATERRESTRES, POIS ATÉ OS AMERICANOS (NÃO TODOS, CLARO) TÊM CONTATO COM ELES...

      Eliminar
  18. Só eu é que não avisto nada, vai la vai...

    ResponderEliminar
  19. Essas mesmas luzes azus que falam, eram baloes de ar quente com uma mini lampada que piscava , foram largados do cimo do parque urbano de albarquel, na festa do abra cadabra .

    ResponderEliminar
  20. A serra da Arrábida e uma formação geológica espectacular com uma fauna e flora únicas um clima único portanto desfrutem disso mesmo da natureza pura e deixem-se de merdas de ovnis e cidades fantasmas que é tudo aldrabice.

    ResponderEliminar
  21. A serra da arrabida contem uma das muito antigas piramides (+ de 15000 anos) que existem por todo o planeta.

    ResponderEliminar
  22. Alguém viu objetivos não identificados no ceu hoje, eu acabei de ver 4 objetos não identificados como se fossem estrelas mas a voarem em fila

    ResponderEliminar
  23. Os meus parabéns para todos quantos acreditam em extraterrestres, porque eles existem mesmo, sempre cá estiveram, e irão estar, algumas raças abalaram, como os Anunnaki e os Plêiades, mas os cinzentos até colaboram com com os eua, nas bases secretas como a aria 52, 53 e 54, e por ai, muito avia a dizer,ok mas ficamos assim, que é para eu não ter por ai alguma vezita,,ok que é assim que eles controlam isto,,xau fiquem bem..

    ResponderEliminar