quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cientista cria vírus H5N1 super contagioso e mutante

<><>
Investigador Europeu cria polêmica ao fabricar vírus modificado com grande capacidade de contagiar humanos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, ele infectou apenas 570 pessoas no mundo, mas matou 335 – uma taxa de mortalidade de quase 60%






Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus, na Holanda, iniciou sua pesquisa para compreender melhor o vírus responsável pela epidemia de gripe aviária em 2009.
No entanto, suas descobertas o fizeram criar algo potencialmente perigoso – e agora a comunidade científica debate se é ou não correto que ele publique seus resultados.
O debate se dá pela letalidade do H5N1.

Até hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, ele já infectou apenas 570 pessoas no mundo, mas matou 335 – uma taxa de mortalidade de quase 60%.
O vírus é natural dos pássaros e tem pouca habilidade na hora de infectar outros animais, e essa é justamente a sua fraqueza: não se mover com facilidade de um humano a outro.
Fouchier, no entanto, modificou o vírus e o tornou extremamente contagioso, transmissível pelo ar – como um vírus da gripe comum.

Segundo seu estudo, são necessárias apenas cinco mutações para tornar o H5N1 extremamente transmissível entre pessoas. Em setembro, o pesquisador apresentou seus resultados durante a conferência ESWI Influenza, realizada em Malta. Agora, ele deseja publicar seu trabalho em revistas científicas.

O problema é que, para grande parte dos pesquisadores, isso é um perigo: o trabalho seria como uma receita, que pode ser replicada para criar uma pandemia global.
O chefe da Junta Nacional de biossegurança dos Estados Unidos, Paul Kleim, teria, inclusive, declarado que não existe organismo patogênico mais assustador do que este.

Por outro lado, o trabalho poderia ser útil e ajudar a comunidade científica a se preparar para uma possível epidemia, caso o vírus sofra as mutações sozinho.
Qualquer que seja a decisão da comunidade científica, é difícil imaginar que a informação permaneça em sigilo por muito tempo - afinal, uma vez que alguém afirma ter alcançado algo, não demora muito para que outros comecem a tentar recriar o mesmo feito.

Crédito - http://exame.abril.com.br

3 comentários:

  1. Os Estados Unidos fabricam este tipo de vírus em grande quantidade e libertam este em pontos estratégicos a fim de reduzir a sua população.
    Tudo em nome do poder e capitalismo.
    O mesmo ocorrerá na Europa e paises Asiaticos a fim de reduzir a população.
    É uma manobra que é feita politicamente á anos, mas só agora as pessoas estão abrindo os olhos para a realidade.

    Mateus

    ResponderEliminar
  2. Certamente existem muitos laboratórios a produzir vírus ou modificar estes a fim de criar variados tipos de problemas na saude da população mundial.
    Isto gera Bilhões $$$$$$ para quem produz este tipo de vírus, visto que eles mesmos possuem o antiduto para anular o efeito do referido vírus.

    ResponderEliminar
  3. Isto nos revela o que muitos cientistas andam por ai a fazer em nome da medicina.
    Nos revela que alguns Governos ou entidades querem obter este tipo vírus.
    Se o querem e este é mortal, de certo basta pensar para que finalidade o querem.

    ResponderEliminar