quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Curiosity" regista eclipse em Marte


O robô "Curiosity" enviou novas imagens de Marte, desta vez, do momento em que uma lua do planeta vermelho encobriu parte do sol 


As luas Phobos e Deimos estão mais próximas do Planeta Vermelho do que a Lua da Terra, pelo que, "atravessam" o céu relativamente rápido, daí a relevância das imagens captadas pelo "Curiosity".
O robô da NASA tirou mais de 600 imagens, cem das quais registaram o momento do eclipse, mas nem todas foram enviadas para Terra.
As imagens deverão ajudar os cientistas a saber mais sobre a estrutura interna de Marte. Tal como a "nossa" Lua, os satélites naturais do planeta vermelho têm alguma força gravitacional, o que pode alterar um pouco a forma do planeta. "Isso, por sua vez, altera as órbitas das luas - Phobos está a abrandar, Deimos está a acelerar, como a nossa Lua", explicou o astrónomo Mark Lemmon, citado pela agência Reuters.
As imagens do "Curiosity" ajudarão ainda os cientistas a perceber o ritmo destas mudanças, que "acontecem muito lentamente ao longo do tempo".
Em 10 a 15 milhões anos, estima-se que Phobos estará tão perto de Marte que vai ser destruída pela gravidade do planeta.

Crétito JN

Sem comentários:

Enviar um comentário