segunda-feira, 10 de setembro de 2012

OVNIs sobre Setúbal a 8 de Setembro

Serra da Arrábida "Setúbal"
Já existe quem atribua a estas observações de "vaga ovni".
Após recentes observações a Norte e centro do país, Setúbal volta a ser noticia sobre a mais recente observação de algo para qual as pessoas não encontram uma explicação plausível.
Segue o relato da testemunha...


Venho por este meio dar conhecimento sobre um estranho acontecimento presenciado por mim e por mais algumas dezenas de pessoas ontem (8 Setembro 2012), em Setúbal, por volta das 23h e pouco no Parque Urbano de Albarquel.

Ao fundo "Troia"
É um local de lazer que fica entre a serra da Arrábida e o rio Sado, com vista privilegiada sobre o rio e Tróia.

Estava com a minha banda a tocar na esplanada do café que se encontra no parque urbano quando algumas pessoas começam a olhar para o céu.

Não liguei de inicio, mas foi impossível não o fazer por muito tempo, visto passado um ou 2 minutos toda a gente estava a olhar para o céu.

Quando olhei qual foi o meu espanto ao ver luzes (não consigo dizer a que distância estavam) literalmente a pairar sobre nós. tinha uma luz forte, de uma cor azulada pouco intermitente.
Umas moviam-se devagar e outras dava a sensação de estarem paradas. Seriam cerca de 10.
Alguém disse "são aviões de teste", o que não me fez sentido nenhum, não me parecia nada serem aviões.
Depois de estarem ali paradas uns breves instantes, começaram a mover-se em direcção ao rio, ou seja, para sul.

Tentei ao máximo fixar um ponto para perceber o que poderia ser.
A única coisa que a minha mente associou àquela forma foi a penas de badminton, isso mesmo, pareciam penas de badminton com a parte redonda para baixo e com luz.
Poucos minutos depois qual é o meu espanto quando me viro para o trás (para o lado da serra), olho para cima e vejo sem exagero uma centena de luzes iguais, formando um ângulo de 70 graus quase perfeito, em velocidade elevada.
Reparei que algumas das outras ainda estava por cima de nós e juntaram-se àquele "bando".
Alguém comenta "devem ser pássaros com luzes, para testes" tal era a perfeição do "bando".
As luzes não piscavam aleatoriamente, tinham até pouca intermitência e davam a sensação de serem de uma só cor, clara e azulada.

Seguiram então todas juntas para o lado do rio e deu-me a sensação de ficarem ali por alguns minutos.
Infelizmente tudo isto aconteceu enquanto estava a tocar e não pude acompanhar a trajectória final destes objectos.
A minha visão ficou quase totalmente obstruída com as árvores que circundam o parque. Foi possível ver os "pontinhos" a brilhar por entre as copas das árvores, mas depois desapareceram, não sei para onde nem como.

Estava tudo incrédulo e estupefacto.
Não consegui ainda encontrar vídeos ou fotografias do fenómeno.
Saliento ainda que a noite se encontrava fresca, mas sem vento.
Já pesquisei sobre os tais balões com leds de que tanto se fala, e tudo o que posso dizer sobre isso é o seguinte: Se aquilo eram balões não se comportavam como tal.
Pareciam estar telecomandados para seguirem uma exacta velocidade e trajectória e o seu comportamento estranhamente alinhado dá que pensar.
Os balões seguiriam a mesma corrente de ar, mas não iriam tão perfeitamente alinhados daquela forma... penso eu!

Inês Lobo

                                   Ufo Portugal

Não podendo fazer um juízo sobre a referida ocorrência, será de salientar algo caricato ou mesmo curioso!
Na mesma noite e mesma hora mencionada por Inês Lobo, o Sr. Paulo Martins nos envia o seguinte relato...

"Estou a entrar em contacto convosco no sentido de perceber se em mais algum local se terá observado o que eu, a minha mulher, uma amiga e duas crianças observámos.
Eram cerca das 23h, 23,30h quando passeávamos no paredão do Estoril e observámos, assim como outros transeuntes, como que um enxame de pequenos pontos luminosos que acendiam e apagavam.


Pareciam estar bastante próximas mas no entanto eram pequenos pontos em comparação com a luz das estrelas que se avistavam na mesma direcção.
Aquilo que se deparava como sendo uma constelação que nunca teríamos visto, rapidamente deixou de o ser ao observarmos que ela lentamente se deslocava em direcção a sul.
O conjunto de dezenas de pontos branco/ amarelados continuou a piscar deslocando-se na mesma direcção durante alguns minutos, depois pareceram começar a ganhar altitude, porque as luzes estavam mais próximas entre elas e no entanto desvaneciam-se á nossa vista.
Era passados dez minutos já bastante difícil encontrá-los visto parecerem afastar-se. Continuámos a nossa caminhada com a sensação de termos observado algo inaudito. Tentei encontrar hoje na net alguns relatos parecidos de observações feitas ontem e nada encontrei.
Balões de festas com led´s dentro?

Pois não sei, hoje todas as respostas me parecem possíveis, mas ontem e perante a observação nada parecia fazer sentido.
Se souberem de descrições ou imagens que encaixem no que descrevi, gostaria que me informassem.


Sem mais, cumprimentos
Paulo Martins


Tudo indica que ambas as testemunhas observaram o mesmo fenómeno.



 A possibilidade de observação de balões com leds é elevada, embora um voo inteligente e controlado seja algo a descartar para com estes.
Durante a época Veraniana, Portugal é um país que de Norte a Sul cria vários eventos festivos.
Os tradicionais balões chineses, foram proibidos em Portugal devido á sua chama natural, que representa um sério risco de incêndio.
Para adotar estas medidas, a resolução desta situação foi a de balões com leds no seu interior que facilmente iludem até os mais experientes na ovnilogia.
Será de salientar que estes "pseudo balões com leds", efetuam um voo errático ao sabor do vento.
Consoante as temperaturas existentes, sejam elas quentes ou frias, as ondas térmicas criam efeitos de ampliação sobre estes como também uma variante das suas colorações.

Em vários Países este tipo de ocorrência se tem vindo a manifestar com alguma intensidade.
O ano de 2012, conta com as mais variadas observações.
A baixo vídeo de Flotillas sobre a Coreia do Sul.
Imagens registadas entre Abril e Maio de 2012. 
 


Não foi possível encontrar qualquer imagem ou vídeo alusivo ao ocorrido.
Com o avanço da tecnologia nas telecomunicações, hoje temos aparelhos "telefones moveis", com um bom sistema de captação em fotografia ou vídeo.
De certo perante uma destas observações seriam várias pessoas a registar um evento desta natureza.

A única imagem de que temos sobre ovni na Serra da Arrábida Setúbal não nos apresenta informação por parte das testemunhas.
Somente se tem a ideia de que terá sido realizado entre o mês de Maio e Junho deste corrente ano 2012.
Porem o vídeo é notório do que se passou durante a observação.
Recomendo a sua observação com muita atenção.

 


Se viu, filmou ou fotografou algo no céu para qual não encontra uma explicação, queira por favor entrar em contato com o Ufo Portugal.
Toda ajuda, informação será muito bem vinda.

( Infelizmente a imprensa parece ter mais interesse por corrupção politica e futebol )
 

4 comentários:

  1. Boa tarde,
    Estava a fazer uma pesquisa sobre alguma noticia de luzes estranhas no céu na noite de sábado no Estoril e encontrei esta pagina. A verdade é que nessa noite, eu e mais 2 dezenas de amigos, vimos essas luzes e ficámos tão estupefactos que nenhum de nós se lembrou de tirar fotos, filmar ou muito menos utilizar o telescópio que tínhamos. Tentei arranjar uma explicação e a única que me parecia mais plausível era a de que seriam balões com leds. Mas ontem à tarde, o meu marido estava na Beloura e ligou-me a dizer que havia novamente aquelas luzes no céu... Serão mesmo os balões com leds...?
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. É possível Catarina.
    Mas ao que parece sem uma foto credivel não temos nada que indique que sejam os ditos balões com luzitas.
    Se reparar nos últimos relatos as descrições indicam todas elas luzes.
    Será que andam a fazer largadas de balões em vez de pombos!!!


    ResponderEliminar
  3. Boa noite, hoje dia 14 de Dezembro de 2013 aconteceu o mesmo fenómeno. Eu e meu marido assistimos a tudo da nossa varanda, eram +/- 18h45, quando avistei uma luz branca no céu, intermitente...e a uma distancia mais atrás dessa apareceram centenas delas....todas intermitentes e de varias cores (azul, brancas e vermelhas). Iam todas na mesma direcção e á mesma velocidade. Não acho que sejam balões...se forem...tal como disseram...seriam telecomandado lolol...iam todos na direcçao da serra da Arrábida e de certeza que foram observados no parque urbano de albarquel. N altura que estava a acontecer, liguei para minha irma, que viu um passar por cima de casa dela e disse ter a tal forma de pena de badminton...ou balao...!
    Nao sei o que é...mas eu tenho a certeza que nao sao baloes...

    ResponderEliminar