sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Há duas luzes em Ceres que a NASA não consegue explicar

À medida que a sonda Dawn se aproxima, o planeta anão torna-se cada vez mais enigmático. Na última foto enviada, surgem dois pontos de luz que os cientistas não sabem identificar.

A sonda Dawn, em missão de descoberta ao planeta anão Ceres, está cada vez mais próxima do seu alvo.
Mas, à medida que a distância diminui, aumenta o mistério em torno de Ceres, o maior objeto da cintura de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter.
A sua composição e características geológicas são desconhecidas e os cientistas da NASA esperam conseguir obter informações mais precisas quando a Dawn entrar em órbita de Ceres, no próximo dia 6 de março.
Mas, por agora, as fotografias enviadas pela sonda estão a intrigar os investigadores, que não conseguem perceber o que lhes tem sido dado a ver.
A última imagem de Ceres, que foi capturada pela Dawn no dia 19 de fevereiro a cerca de 46 mil quilómetros de distância do planeta anão, mostra dois pontos brilhantes, um deles de maior dimensão, que os cientistas não são capazes de identificar.
Em comunicado divulgado pela NASA, o investigador responsável pela câmara da sonda, Andreas Nathues, explicou que "o ponto mais brilhante continua a ser demasiado pequeno para ser captado com alguma resolução, mas apesar do seu tamanho brilha mais do que qualquer outro objeto visível em Ceres.
Isto é realmente inesperado e permanece um mistério para nós".
Inicialmente, a câmara da Dawn detetava apenas uma luz brilhante, surgindo depois um novo foco de luz, mais pequeno, bem ao lado do primeiro. Para Chris Russel, investigador principal para a missão da Dawn, este facto pode indicar que ambos os pontos têm origem vulcânica, mas é necessário esperar por imagens com melhor resolução que permitam confirmar - ou não - estas interpretações geológicas.

Crédito

4 comentários:

  1. Para os demasiados céptico a resposta será demasiado simples!
    Festa alienigena com lançamento de balões "leds".

    Penso que a NASA em breve dará uma resposta para estas duas luzes.

    ResponderEliminar
  2. Gelo que reflete a luz do sol. Ou isso ou uns drones com leds como foi fotografado recentemente no Porto...

    ResponderEliminar
  3. It is very interesting to study portuguese. Now, we have an opportunity to practise portuguese with skype. We can go to website http://preply.com/en/portuguese-by-skype to study Portuguese language from a native speaker at our home comfort. We need not to waste our valuable time searching for tutor and spending much money for local tutors.

    ResponderEliminar