segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Conjunto de luzes anómalas em Vilamoura - Algarve e resto do país....

Ao longo destes últimos Meses o Ufo Portugal tem recebido um vasto número de relatos onde as testemunhas são surpreendidas com luzes estranhas em voos anómalos!
Exactamente o que nos descreve o Sr. Pedro Santos em Vilamoura.

Pedro relata que durante a observação da Lua a 29 de Agosto, notou em 6 objectos de cor branca intermitente que se moviam não muito afastados uns dos outros!
O mesmo garante que não eram aviões ou Satélites!

O mesmo nos chega de Vila Nova de Famalicão!
A Srª. Gabriela nos relata que pelas 00:00/00:15 hora nocturna era visível alguns pontos luminosos no céu que se moviam no sentido Norte-Sul.
Os mesmos objectos piscavam de forma intermitente, surgindo logo depois uma grande vaga destes objectos da qual houve uma reacção por parte dos animais onde Gabriela nos conta que ouvia o latir dos cães.
A observação durou largos minutos. - Conta....

Inês Afonso relata que em Matosinhos no dia 28 de Agosto pelas 23:30h, era observado um conjunto de luzes também elas "piscavam" se deslocando em formação (V), não se tratando de aves o que a deixou intrigada!
Luzes estas que surgiram a Norte mas que ao passar pela luz da Lua se foram perdendo de vista seguindo depois no sentido Este até as perder de vista.

Em Braga o mesmo era observado e reportado pelo Sr.Luís Miguel.
Eram 23:00h do dia 23 quando este na companhia da sua esposa observam em conjunto luzes que piscavam alternadamente numa extensão de um quilometro excepto uma que seguia mais afastada que as restantes seguindo na direcção Sul a uma velocidade constante.

Relatos desta natureza nos são reportados de Norte a Sul do país, onde aglomerados de luzes que piscam de forma intermitente.
Luzes brancas e até em alguns casos coloridas.

É perfeitamente natural que muitas pessoas desconheçam o fenómeno, porem a explicação mais plausível para estes avistamentos seja a libertação de balões led´s.


Os led´s, são incorporados no interior dos balões que por sua vez são libertados na atmosfera criando um espectáculo luminoso no céu nocturno.
A uma determinada altitude os balões deixam de ser perceptíveis, sendo somente possível ver o funcionamento dos led´s, incorporados no seu interior.


Devido ao grande número de incêndios no país nos últimos anos, os balões vieram substituir de alguma forma os tradicionais foguetes "fogo de artificio"!
Hoje no país existem empresas que se dedicam a este tipo de negócio onde os interessados em qualquer tipo de evento festivo pode comprar estes e realizar a sua libertação que por sua vez pode causar uma má interpretação.


Após a libertação destes balões, estes podem ser visíveis noutras localidades já fora da zona de libertação o que por sua vez vai criar confusão, admiração dos menos informados sobre este assunto!
Contudo não significa que deixem de ocorrer fenómenos anómalos!
A sua velocidade "deslocação" pode ser variada consoante a altitude onde os ventos são variantes em relação ao solo!

Recordemos as Flotillas Voladoras no México que são visíveis durante o dia e noite não se tratando de balões com ou sem led´s.

São muitos os relatos que nos descrevem conjuntos "aglomerados" de luzes que piscam de forma intermitente que por sua vez podem ser estes afamados balões que pegaram moda no país e vieram para ficar.

Esta é a explicação mais plausível que encontramos para esta tipologia de avistamento envolvendo aglomerados de luzes.

Recordemos que este tipo de observação ocorre por norma, às Sextas, Sábados e Domingos, exactamente nos dias de festividades.

Pode não ser a resposta que o observador queira encontrar mas será obviamente a mais coerente para este tipo de avistamento e comportamento de luzes.

8 comentários:

  1. Sim; eu e, mais algumas pessoas, temos assistido a manifestação de luzes completamente desconhecidas para o nosso conhecimento vulgar ou considerado normal.

    ResponderEliminar
  2. Tb vi hoje por volta das 22:10 uma formação de luzes intermitentes brancas (mais de 10 no total) em grupo de 3 -4 espaçados entre si mas nao muito, à velocidade k se deslocavam... baloes led nao eram! Avistados na Cruz de Pau - Amora.

    ResponderEliminar
  3. eu e mais amigos na zona da foz do douro no porto vimos uma situação muita idêntica ao aqui relatado. Contactamos a torre de controlo do porto mas eles nao viram nada... o ipma disse que ja tinha recebido algumas chamadas do avistamento tambem. as luzes era brancas com alta intensidade e pareciam a uma altitude bastante elevada

    ResponderEliminar
  4. ontem na lousa por voltas das 21e30 eram varias dezenas e sempre a mesma distancia e em movimento

    ResponderEliminar
  5. Hoje sábado dia 28 de maio 2016 vi pelas 23;50 o mesmo fenomeno em Gondomar. Um grupo de luzes brancas de alta intensidade voava em direção oeste-este. Eram umas 50 luzes em formação voando abaixo das nuvense em completo silencio. Acabaram por desaparecer do meu campo de visão em 5 ou 6 minutos.

    Eu acredito em ovnis, esta é a minha segunda visao deste tipo de luzes. Há 2011 vi um ovni em forma de charuto tambem em gondomar...sobrevoando o Porto no sentido sul-norte.

    ResponderEliminar
  6. Ontem eu vi umas luzes brancas tal como o relatado

    ResponderEliminar
  7. Facto observado na noite de 29JUL17, em Setúbal.

    ResponderEliminar
  8. Visto ontem, 2 de setembro. Também notei que os cães pararam de ladrar assim que as luzes desapareceram. Passaram com grande velocidade.
    Já vi lançamento de balões LED e não tem nada a ver...

    ResponderEliminar